Lula liga para Trump, pede para ampliar itens fora do tarifaço e apoio contra facções

Lula liga para Trump, pede para ampliar itens fora do tarifaço e apoio contra facções

Presidente cobra ampliação da lista de itens isentos e apoio dos EUA no combate ao crime

Luiz Henrique Oliveira
02/12/2025 às 15:44
Whatsapp
telegram
facebook
twitter

O presidente Lula telefonou nesta terça-feira (02/12) para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pediu a ampliação da lista de produtos retirados do tarifaço imposto pelos EUA, além de solicitar colaboração no enfrentamento a facções criminosas. A conversa durou cerca de 40 minutos e, segundo o Planalto, marcou o primeiro pedido explícito de apoio do governo brasileiro ao norte-americano nessa área.

Durante o diálogo, Lula elogiou a retirada da taxa extra de 40% sobre carne, café e algumas frutas, mas ressaltou “que ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países”. A medida, anunciada por Trump no fim de novembro, abrangeu apenas itens considerados estratégicos.

Permanecem taxados equipamentos de terraplanagem, eletrônicos, transformadores, aeronaves e peças aéreas — exceto modelos civis —, além de têxteis e vestuário de lã, café instantâneo, pneus, borracha industrializada, madeira perfilada e peças de turborreatores.

Lula também usou a ligação para tratar do combate ao crime organizado. “[O presidente] destacou as recentes operações realizadas no Brasil pelo governo federal com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado e identificou ramificações que operam a partir do exterior”, informou o Planalto.

Segundo a Secretaria de Comunicação, Trump demonstrou disposição para cooperar e afirmou a Lula “que dará todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas”.

De acordo com o governo brasileiro, os dois presidentes concordaram em manter o diálogo e voltar a conversar em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *