Polícia prende um dos suspeitos de roubar obras de arte da Biblioteca Mário de Andrade em SP
Felipe dos Santos Fernandes Quadra foi preso em uma casa na Mooca, na Zona Leste da capital, nesta segunda (8). No roubo, foram levadas oito gravuras de Henri Matisse e cinco gravuras de Candido Portinari, da obra “Menino de Engenho”.
Por Bruno Tavares, TV Globo e g1 SP — São Paulo
08/12/2025 14h03 Atualizado há 9 minutos
A Polícia de São Paulo prendeu nesta segunda-feira (8) um dos dois suspeitos de invadir e roubar a Biblioteca Mário de Andrade, no Centro. O crime ocorreu no domingo (7) e os criminosos levaram 13 obras de arte dos artistas Candido Portinari e Henri Matisse.
O homem, identificado como Felipe dos Santos Fernandes Quadra, de 31 anos, foi preso em uma casa na Mooca, na Zona Leste da capital. Segundo a polícia, ele tem antecedentes criminais por furto, roubo e tráfico de drogas.
O outro criminoso, que também já foi identificado pela polícia, segue foragido. A polícia não divulgou o nome desse suspeito.
A Prefeitura de SP também acionou a Polícia Internacional (Interpol), por meio da Polícia Federal, para impedir que as obras roubadas na Biblioteca Mário de Andrade saiam do país.
Por meio de nota, a 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), da Polícia Civil, diz que investiga o caso e afirmou que um possível envolvido já foi identificado.
“O veículo utilizado na fuga foi localizado, apreendido e encaminhado para perícia técnica. As investigações continuam para identificar o segundo envolvido e localizar as obras subtraídas”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/P/K/14xDhRTqKYdOzBzd7KAw/whatsapp-image-2025-12-08-at-10.38.43-1-.jpeg)
Carro utilizado pelos criminosos no roubo das obras de arte na Biblioteca Mário de Andrade. — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Vídeos mostram criminosos
Os vídeos do sistema SmartSampa mostram o momento em que os ladrões caminham pela Rua João Adolfo carregando algumas obras. (Veja abaixo.)

Exclusivo: vídeo mostra ladrões andando em rua do Centro de SP com obras roubadas

